quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sacramentos: sinal de Deus entre os homens

Os Sacramentos são: 

  1. Batismo
  2. Confirmação ou Crisma
  3. Confissão
  4. Eucaristia
  5. Unção dos Enfermos
  6. Ordem
  7. Matrimônio
No presente encontro foi refletido sobre 4 deles para que a refleção e entendimento seja mais proveitoso. No encontro seguinte, refletiremos sobre os outros 3 Sacramentos.








Jesus cresce em idade, sabedoria e graça

O melhor presente

Encontrei a dinâmica em outros blogges, achei interessante e adaptei. Ótimo para acolher as crianças nos encontros de catequese e levá-los a refletir sobre quem é a pessoa de Jesus.

Iniciar questionando: Quem gosta de ganhar presente? Em quais situações ganhamos presentes? Quais os tipos de presentes que podemos ganhar?

Ganhar presente é muito bom! As vezes os presentes vem em embalagens bonitas mas quando abrimos, o que tem dentro do embrulho não é algo de muito valor, é algo simples e que muitas vezes corre-se o risco de não gostarmos. Já em outros momentos, podemos ganhar um presente com uma embalagem mais simples, as vezes até amassadinho o papel, mas quando abrimos, ficamos maravilhados com o presente. E quando o embrulho é magnífico e dentro também tem algo maravilhoso? Ah! Isso é fantástico! Não é mesmo? Pois é, os presentes são assim, e hoje eu trouxe um presente para vocês (o catequista mostra o embrulho), mas para ganhar vocês tem que fazer por merecer e tentar adivinhar o que há aqui dentro. (deixar que eles falem, mas não deixem tocar o presente para a caixa não desmontar). Depois das sugestões, vá abrindo a caixa e fazendo suspense.


Abra o presente e questione: O que há aqui? Que presente é esse? (deixar que respondam).
Esse presente é maravilhoso? Quem quer levar ele para casa?
Após a conversação, o catequista deve questionar: quem é Jesus? Você conhece Jesus? (deixar que falem), depois deve ser feita a fundamentação - Livro Sementes de Esperança da Editora Ave-Maria pág. 214. 

Ir explanando as qualidade do Filho de Deus através de um acróstico.


Explorar a imagem de Jesus e as faixas, explicando que Jesus também foi bebê, criança e adolescente. Mostrando as qualidades de Jesus criança, que ajudava seus pais, que era obediente e que crescia em idade, sabedoria e graça diante de Deus. 

Ler e refletir juntos com os catequizandos: 

  1. Nascimento de Jesus - Lucas 2, 6-14; 
  2. Apresentação de Jesus no Templo - Lucas 2, 22-33
  3. Fuga para o Egito - Mateus 2, 12-15
  4. Jesus aos 12 anos - Lucas 2, 41-52
Após as leituras, questionar: Conhecemos Jesus verdadeiramente? Temos intimidade com Ele? Somos verdadeiramente seus amigos? O que precisamos fazer para conhecer Jesus de verdade? Para enxergá-lo com o coração? 



Levar os catequizandos a refletirem que não é suficiente conhecer Jesus apenas de vista, ou seja, conhecê-lo por tudo que ouvimos as pessoas falarem Dele. É preciso ir além, é necessário estabelecer uma amizade íntima com Ele, para que possamos enxergá-lo e sentí-lo com o coração. Para que possamos provar nós mesmos dessa amizade, desse amor que Ele tem por cada um de nós.


Oração final: Apresentar a imagem do Sagrado Coração de Jesus
Aprendamos que conhecer verdadeiramente Jesus e tornar-se amigo dele é "conhecer as atitudes do seu coração". (Olhar fixamente para o coração de Jesus e pensar: O que sinto vontade de dizer a Deus? (momento de silêncio)

Oração coletiva: - Senhor, queremos conhecer "quem você é", muito mais do que apenas saber suas características físicas ou saber o que ouvimos falar de você. Mostre-nos sua misericórdia, seus amor acolhedor. Mostre-nos sua face santa! Amém!


domingo, 24 de julho de 2016

O Reino do Céu

Falar do Reino de Deus com o auxílio de vídeos faz a evangelização muito mais divertida, atraente e compreensível, afinal estamos evangelizando os pequeninos. 
Não podemos apenas falar, falar e falar na catequese, temos que dinamizar, envolver as criançar no encanto para que a Palavra de Deus seja plantada em terra fértil.



O Pão do Céu

Vídeo maravilhoso para partilhar com os catequizandos. Nos ajuda a refletir sobre a Eucaristia, sobre o AMOR de Jesus por nós. Nos mostra o verdadeiro sentido do amor, dos mandamentos. 
Ensinar e aprender, ver e reconhecer Jesus no nosso próximo.



segunda-feira, 18 de julho de 2016

Álbum de figurinhas

Ótima ideia! Encontrei esse álbum de figurinhas no blogger Catequese com Crianças, que nos dá auxílio e incentivo para frequência das crianças nos encontros catequéticos.




















Essa figurinha enumerei como 21







Deus é como açúcar

Como é bom ter a vida adoçada por Deus!
Ótimo texto para refletir com os catequizandos.



Certo dia um sacerdote foi a uma escola falar de Deus.
      Quando chegou perguntou às crianças se conheciam Deus. Elas responderam que sim.
        Então ele perguntou: Quem é Deus?
       Elas responderam: –Deus é nosso Pai. Ele fez a terra, o mar e tudo o que existe. E fez de nós seus filhos…

      O sacerdote resolveu adiantar um pouco a sua pergunta: – Como é que vós sabeis que Deus existe se vós nunca O vistes?
      A sala ficou toda em silêncio durante uns momentos. Por fim, Pedro, um menino muito tímido, levantou a mão e disse:

      – A minha mãe disse-me que Deus é como o açúcar no leite que ela me prepara todas as manhãs. Eu não vejo o açúcar que está dentro da chávena de leite, mas se ela não o colocar, o leite fica sem sabor. Deus existe e está no meio de nós, só que nós não O vemos. Mas, se Ele não estiver perto, a nossa vida fica sem sabor.

      O sacerdote disse:
      – Muito bem, Pedro! Agora sei que Deus é o nosso açúcar. É Ele que adoça todos os dias a nossa vida.

in Almanaque Boa Nova 2008

domingo, 17 de abril de 2016

Celebração Pascal (Piquenique)

Olá! Dessa vez vamos celebrar a PÁSCOA com nossas crianças, e para incentivar a participação delas, criei esses convites.

Retirei o pano de fundo do convite e o momento de celebração da página do Google. Achei muito interessante as três celebrações que encontrei e utilizei a opção 3, fazendo algumas alterações para a realidade dos catequizandos.


Convite 1

Convite 2

CELEBRAÇÕES PASCAIS


Celebração da Páscoa com as crianças 1

A celebração da Páscoa é um momento que deve ser preparado com muito carinho pelos catequistas, de modo a transmitir o real sentido desta data. Quero partilhar uma celebração que realizamos no ano passado em nossa comunidade. O roteiro foi preparado pela nossa amiga Silvinha e o objetivo é fazer as crianças sentirem como aconteceu a Páscoa no Antigo Testamento, como Jesus celebrou a Páscoa com seus discípulos e, por fim, como nós devemos celebrar a Páscoa nos dias de hoje. Sugerimos que as crianças tragam o seu próprio lanche. Ao final da celebração, esse lanche deverá ser partilhado, dando sentido à reflexão da Páscoa nos dias de hoje.

Esta é a idéia geral, mas você pode fazer as adaptações de acordo com a sua realidade.

Preparar o ambiente – Arrumar uma mesa ou uma toalha no chão e colocar uma jarra com leite e mel, pão e uma jarra com refrigerante ou suco de uva. Copos descartáveis para servir o leite. Pode também decorar com alguns símbolos da Páscoa: figura de um cordeiro, girassol, vela...

Acolhida – Recebê-los com muita alegria e comentar sobre os acontecimentos da Semana Santa.

Oração Inicial – Estamos aqui reunidos Jesus, para fazer memória da Tua Páscoa e te agradecer por teu amor por nós! Obrigada Jesus!

1ª Motivação – Leia Ex 3,7-8; 12, 1-14 e, para as crianças, apenas contar a história. Depois partilhar o leite com elas fazendo com que percebam o sabor do leite e a doçura do mel, “promessa de Deus para o seu povo”. Enquanto isso, pode cantar:

BENDITO SEJA, SEJA O SENHOR AQUELE QUE VEM SALVAR O SEU POVO. / BENDITO SEJA, SEJA O SENHOR AQUELE QUE AMA E LIBERTA O SEU POVO.

2ª Motivação – Leia I Cor 11,23-26 e conte a história para as crianças. Enquanto conta a história vai partindo o pão e depois o refrigerante ou suco de uva. Durante a partilha, pode cantar:

PÃO EM TODAS AS MESAS DA PÁSCOA A NOVA CERTEZA, / A FESTA HAVERÁ E O POVO A CANTAR ALELUIA.

Obs: As crianças podem estar sentadas no chão em volta da toalha.
        
Um pouco de conhecimento: Origens da festa da Páscoa

A festa da Páscoa tem origem numa tradição judaica, muito antes da vinda de Cristo. Era uma festa que recordava momentos significativos do povo hebreu (judeu). Inicialmente começou com a cerimônia das primícias, apresentava-se a Deus o primeiro feixe da colheita (Lv 23, 9-14).

Outro momento significativo é a Páscoa da libertação, que é a passagem do Senhor (Ex. 12,11), passagem de Deus na figura do anjo exterminador que passou, adiante, ao ver o sangue do cordeiro sobre os umbrais das portas das casas habitadas. Páscoa neste sentido significa a libertação do povo na situação de morte entre o mar vermelho e o exército inimigo. O terceiro momento era o rito da imolação do cordeiro e a atitude de comer pães ázimos que recordava o grande acontecimento da libertação no Egito e da aliança no Sinai, bem como a entrada na terra prometida.

3ª Motivação – Fale um pouco sobre o significado da Páscoa para nós cristãos. Refletir com as crianças: Como podemos celebrar melhor a Páscoa nos dias de hoje? Concluir a reflexão falando sobre a importância da partilha.

Oração Final – Fazer uma oração espontânea, pedindo a Jesus que abençoe a nossa Páscoa e nos ajude a ser fiéis à nossa missão de evangelizadores, como Ele nos pediu.

Concluir este momento com a partilha do alimento ofertado por todos, representando a Páscoa nos dias atuais.




Celebração Pascal com crianças 2

 

Introdução – Queridas crianças, estamos nos aproximando de um momento muito especial para nossas vidas, iremos daqui a alguns dias recordar de tudo que Jesus fez por amor a cada um de nós. Esse momento tão especial nós o chamamos de Páscoa. O que vocês sabem sobre ela? O que significa esta grande festa? (Deixar as crianças se expressarem).

Cenário do calvário de ontem e de hoje (ambiente que lembre hospital) – Cruz grande, figuras de sinais de morte - tudo o que nos lembra agressão à vida.

Fundo musical – Observação do cenário.
Dir.: O que podemos perceber ao olhar este cenário?

Dir.: Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer com a intenção de prejudicar e maltratar qualquer pessoa ou criatura entristece o coração de Deus. Jesus mora no nosso coração e estas situações que estamos vendo a nossa frente fazem com que aquilo que Ele sonhou para nós torne-se uma realidade distante. Da mesma forma, quanto mais nos esforçamos para sermos felizes, cuidar do nosso corpo, termos uma vida saudável e que isso seja possível também para o nosso próximo, nossa família, nossos amigos, temos a certeza de estar realizando a vontade do nosso Pai do Céu.

Vídeo: Bom samaritano

Dir: Somos capazes de ajudar as pessoas como fez o Bom Samaritano na história que assistimos? Ele se interessou em ajudar a pessoa que encontrou caída no caminho até o fim? Somos assim também? Tenho que pedir desculpas para alguém por às vezes não agir com a bondade que Jesus colocou no meu coração? Quais seriam os motivos pelos quais eu teria que pedir desculpas para Jesus, à minha família, aos meus colegas e também ao mundo? (Pausa – fundo musical)
Conforme cada grupo, as crianças poderão expressar em voz alta seu pedido de perdão.

Dir.: (Convidar os alunos para passarem para dentro da tenda – sentido de mudança, de expectativa...)
           
Vídeo: Ressurreição de Jesus.



Cenário: Círio Pascal, Bíblia, flores...
(Explicar a simbologia pascal - todos sentados em semi-círculo)

Enquanto a professora acende uma vela no círio e se coloca próxima de seus alunos todos cantam:
Música: CD Lá na terra do contrário - Dentro de mim existe uma luz – faixa 14
(Após a música pedir para todos apagarem as velas)

(Pedir para todos se aproximarem da mesa da ceia)
Voz – JESUS: Venham, crianças! Eu preparei para vocês uma festa. Eu passei por muitos sofrimentos, porém o Pai do céu me deu uma vida nova e eu ressuscitei. Agora quero celebrar com vocês a festa da Páscoa que é a festa da minha ressurreição.

Dir: Vamos lembrar-nos do que Jesus fez na última refeição que Ele realizou com seus amigos. Nela Jesus prometeu que ficaria sempre conosco.
Estava Ele à mesa com os doze Apóstolos quando tomou o pão em suas mãos, ergueu os olhos para o céu, abençoou e disse:

Voz – JESUSTomai e comei, isto é meu corpo .
(Partilhar o pão.)
Dir.: Tomou o cálice e disse-lhes:

Voz – JESUSTomai e bebei dele todos, isto é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, derramado por todos, para o perdão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.
(Partilhar o suco.)
(Conforme o grupo Jesus dará uma breve mensagem...)
Oração do Pai-Nosso – todos de mãos dadas.

Dir.: Pensemos em nosso coração: Como posso ser a presença de Jesus para minha família, na escola e em todos os lugares nos quais eu vou? Expressemos este nosso desejo dando um abraço no amigo desejando que a Paz de Jesus esteja sempre em nossos corações.

Música: CD A bonita arte de Deus – A páscoa chegou alegre – faixa 12

      Todos se dão o abraço da Paz!

Música: CD Emanuel – Amanhecer – faixa 12

http://vindeafonte.blogspot.com.br/2012/03/celebracao-pascal-com-criancas.html


Celebração Pascal com crianças 3
 

Dirigente: Queridas crianças, esta celebração que iremos iniciar expressa nossa alegria pela ressurreição de Jesus. Jesus Ressuscitado é a garantia de que a morte já não mata; a vida prevalece definitivamente sobre qualquer projeto ou forma de morte. Neste ano em que estamos refletindo na Campanha da Fraternidade sobre questões relacionadas à saúde, queremos pedir que Jesus que se apresentou a nós como “Caminho, Verdade e Vida” nos abençoe e nos conceda muita vida.

Canto: Ó LUZ DO SENHOR,
          QUE VEM SOBRE A TERRA,
          INUNDA MEU SER,
          PERMANECE EM NÓS.

Dirigente: Mas vocês já pensaram sobre o que é de fato a Páscoa? A Páscoa é:

ü Páscoa é passagem... (faixa)
ü Do botão que transforma em flor. (ilustrar com imagem)
ü Da fruta verde para a fruta madura e doce. (maça verde e vermelha)
ü Da escuridão para a Luz. ( uma vela apagada e uma acesa, pode ser o Círio)
ü Do Pecado para a conversão. (Copo com água suja e copo com água limpa)
ü Da morte para vida. (Jesus na cruz e uma cruz sem Jesus)

Dirigente: Vamos esclarecer um pouco mais sobre o que é a Festa da Páscoa?

Professora: A festa da Páscoa é a festa da ressurreição de Jesus.
Celebrar a Páscoa é celebrar a "Vida".

Celebrar a Páscoa é deixar morrer tudo que há de "menor" em nós (os defeitos, as incompreensões, a falta de amor...) e deixar "ressurgir, ressuscitar" tudo que temos de bom, de grandioso em nós.

É deixar o Cristo viver em nós.

Comecemos agora a cultivar o amor de Cristo e a alegria invadirá nossos corações.

Comecemos agora a aceitar o nosso semelhante, cultivemos a compreensão, a confiança, e nos sentiremos melhor.

Comecemos a crer no outro, e sermos bondosos e pacientes, humildes e diligentes.

Comecemos agora a perdoar de coração e a ter coragem de também, pedir perdão!

Comecemos agora a nos alegrarmos com a verdade, a desculpar (as imperfeições), a crer, a realizar dias melhores, e promover a paz.

Comecemos agora, juntos, a "vivermos" a ressurreição do Cristo que nos faz "família".

É Páscoa, todo dia , quando somos capazes de olharmos para os lados, ver em todos que nos cercam um "irmão", filhos do mesmo Pai.

Canto:  Pela alegria que reina em toda parte

1. Pela alegria que reina em toda parte,
na natureza, tão cheia de esplendor,
no ar festivo, nas cores vivas,
eu sinto a tua e minha Páscoa, ó Senhor.

A Páscoa não é só hoje,
a Páscoa é todo dia.
Se eu levar o Cristo em minha vida,
tudo será um eterno "aleluia"! (Bis)

2. Toda beleza, promessa ou esperança,
todo esforço, trabalho e amor,
tudo é Páscoa, tudo é vida,
pois neste dia o Senhor ressuscitou. 


Dirigente: (Dirigindo-se a um recipiente com água, formar uma círculo em volta) Um dos grandes sinais utilizados para nos ajudar a viver a Páscoa de Jesus é a água. Ela nos recorda a pureza e a vida nova que recebemos de Cristo. Peçamos a Deus que Ele abençoe está água que será aspergida sobre nós.

Oração: Ó Deus, bendito sejas pela água que fecunda a terra e dá a vida a toda criação. Ela não apenas refaz as nossas forças, mas é sinal de que Tu nos renovas interiormente em tua aliança. Por esta água, venha sobre nós o teu Espírito. Amém!

(Em duplas com o colega que está a sua direita, cada dupla na sua vez se aproximará do recipiente com água e um lavará as mãos do outro, e vice-versa, em sentido de se purificar) Fundo musical vídeo Em Teu Altar



Dirigente: Iremos acolher agora a Palavra de Deus que será dirigida a nós. Escutemos com atenção. (Um catequizando faz a leitura: Marcos 16, 1-6). Uma criança entrará com um vasinho de flores, uma outra criança com o Círio e outra com a Bíblia.


Evangelho segundo São Marcos, (fazer sinal da cruz)

1.Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus.
2.E no primeiro dia da semana, foram muito cedo ao sepulcro, mal o sol havia despontado.
3.E diziam entre si: Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro?
4.Levantando os olhos, elas viram removida a pedra, que era muito grande.
5.Entrando no sepulcro, viram, sentado do lado direito, um jovem, vestido de roupas brancas, e assustaram-se.
6.Ele lhes falou: Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram.
Palavra da Salvação: glória a Vós Senhor.

(Explicação da palavra) Nome da pessoa que irá explicar _________________________________________

Canto: Como são belos

           Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz
           Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor

           Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor
           Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor

           O meu Senhor chegou com toda glória!
           Vivo Ele está, Ele está!
           Bem junto a nós seu Corpo Santo a nos tocar
           E vivo eu sei Ele está!

ü Cada catequista irá até o Círio Pascal, acenderá uma vela e levará a luz para junto de seus catequizandos. Os catequista e catequizandos permanecem com a vela acesa até que o dirigente proclame a seguinte oração.

Oração: Bendito sejais Senhor, pelo fogo. Com seu calor ele aquece a nossa vida e com sua luz clareia e torna alegre a nossa noite. Que ele ilumine os nossos caminhos e coloque em nós o vigor da sua força. Amém!

Dirigente: Apaguem as velas. Agora iremos assistir um filme que nos mostra O pão do Céu, Jesus, nosso pão de todos os dias. A verdadeira partilha de amor e fraternidade.

Assistir o vídeo: O pão do Céu




Dirigente: Agora vamos compor uma mesa e partilhar o que trouxemos. As crianças devem se dirigir para o local de partilha.

Oração e partilha do alimento: Todos fazem a oração do Pai Nosso em volta da mesa. Logo após partilha-se o lanche.

Música durante o momento de partilha: Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união

Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado
Compreender do que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado;
E morrendo que se vive
Para a vida eterna