O melhor presente
Encontrei a dinâmica em outros blogges, achei interessante e adaptei. Ótimo para acolher as crianças nos encontros de catequese e levá-los a refletir sobre quem é a pessoa de Jesus.
Iniciar questionando: Quem gosta de ganhar presente? Em quais situações ganhamos presentes? Quais os tipos de presentes que podemos ganhar?
Ganhar presente é muito bom! As vezes os presentes vem em embalagens bonitas mas quando abrimos, o que tem dentro do embrulho não é algo de muito valor, é algo simples e que muitas vezes corre-se o risco de não gostarmos. Já em outros momentos, podemos ganhar um presente com uma embalagem mais simples, as vezes até amassadinho o papel, mas quando abrimos, ficamos maravilhados com o presente. E quando o embrulho é magnífico e dentro também tem algo maravilhoso? Ah! Isso é fantástico! Não é mesmo? Pois é, os presentes são assim, e hoje eu trouxe um presente para vocês (o catequista mostra o embrulho), mas para ganhar vocês tem que fazer por merecer e tentar adivinhar o que há aqui dentro. (deixar que eles falem, mas não deixem tocar o presente para a caixa não desmontar). Depois das sugestões, vá abrindo a caixa e fazendo suspense.
Abra o presente e questione: O que há aqui? Que presente é esse? (deixar que respondam).
Esse presente é maravilhoso? Quem quer levar ele para casa?
Após a conversação, o catequista deve questionar: quem é Jesus? Você conhece Jesus? (deixar que falem), depois deve ser feita a fundamentação - Livro Sementes de Esperança da Editora Ave-Maria pág. 214.
Ir explanando as qualidade do Filho de Deus através de um acróstico.
Explorar a imagem de Jesus e as faixas, explicando que Jesus também foi bebê, criança e adolescente. Mostrando as qualidades de Jesus criança, que ajudava seus pais, que era obediente e que crescia em idade, sabedoria e graça diante de Deus.
Ler e refletir juntos com os catequizandos:
- Nascimento de Jesus - Lucas 2, 6-14;
- Apresentação de Jesus no Templo - Lucas 2, 22-33
- Fuga para o Egito - Mateus 2, 12-15
- Jesus aos 12 anos - Lucas 2, 41-52
Após as leituras, questionar: Conhecemos Jesus verdadeiramente? Temos intimidade com Ele? Somos verdadeiramente seus amigos? O que precisamos fazer para conhecer Jesus de verdade? Para enxergá-lo com o coração?
Levar os catequizandos a refletirem que não é suficiente conhecer Jesus apenas de vista, ou seja, conhecê-lo por tudo que ouvimos as pessoas falarem Dele. É preciso ir além, é necessário estabelecer uma amizade íntima com Ele, para que possamos enxergá-lo e sentí-lo com o coração. Para que possamos provar nós mesmos dessa amizade, desse amor que Ele tem por cada um de nós.
Oração final: Apresentar a imagem do Sagrado Coração de Jesus
Aprendamos que conhecer verdadeiramente Jesus e tornar-se amigo dele é "conhecer as atitudes do seu coração". (Olhar fixamente para o coração de Jesus e pensar: O que sinto vontade de dizer a Deus? (momento de silêncio)
Oração coletiva: - Senhor, queremos conhecer "quem você é", muito mais do que apenas saber suas características físicas ou saber o que ouvimos falar de você. Mostre-nos sua misericórdia, seus amor acolhedor. Mostre-nos sua face santa! Amém!